Eleições 2010: antes, a tragédia; agora, a farsa

por FRANCISCO JOSÉ SOARES TEIXEIRA*

 

Karl Marx, em 18 de Brumário, 1852, livro escrito para explicar o golpe de Estado dado por Luis Napoleão, sobrinho do velho Napoleão, cita Hegel quando este afirma que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E acrescenta a sua famosa frase: “a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”. Herbert Marcuse arremata para concluir que a repetição de um evento como farsa pode ser ainda mais terrível do que a tragédia original. É o que aconteceria, caso Serra vencesse as eleições de 2010.

A tragédia aconteceu com FHC, quando este institui o Real. Com esse plano, criou as condições sem as quais o capital não poderia se desenvolver livremente. Privatizou as empresas estatais; abriu as portas para a corrida e implantação de faculdades particulares; fez uso de vários expedientes legislativos (Projetos de Leis em regime de urgência de votação, portarias e normas do Ministério do Trabalho) para flexibilizar a legislação trabalhista; desindexou a política de reajuste salarial e, para coroar suas mediadas liberalizantes, criou a Lei de Responsabilidade Fiscal, um verdadeiro garrote, utilizado para extrair recursos do Tesouro para o pagamento da dívida pública.

Agora, vem Serra, figura insossa e pálida, conjurar ansiosamente em seu auxílio o espectro do governo FHC. Tempera a tragédia que foi aquele governo vestindo trajes lulista, para afirmar que, se eleito, vai aprofundar o programa social do presidente operário e fortalecer o patrimônio do povo brasileiro. Fortalecer! Que diabo isso quer dizer? Que não vai privatizar o que sobrou de estatais do governo FHC? Ou será que fortalecer significa deixar que instituições como o BNDES, BNB, Petrobras encontrem no mercado as condições de crescimento como assim fizera o presidente intelectual? Por que Serra não mostra sua cara e diz em alto e bom som que fortalecer é fazer o que seu “herói” do passado fez, ou seja: privatizar?

Figura caricatural, Serra é obrigado a fazer uso de expressões ambíguas e vazias de conteúdo. E não poderia ser diferente. Ele sabe que não pode mais repetir o governo do seu consorte de Partido. Afinal, tudo que o mercado exigiu, FHC já o fez. Por isso, se ganhasse as eleições, seu governo seria uma farsa ainda mais terrível do que a tragédia que fora aquele governo. É bom lembrar que gato escaldado tem medo de água fria. O povo brasileiro não vai pagar, nas urnas, para viver novamente a desgraça do Real. E já ri das bazófias desse fanfarrão “psdbista”. O eleitor bem que lhe poderia recitar uma frase de uma das fábulas de Esopo: Hic Rhodos, hic salta! Tal como o atleta alardeador de Esopo, que vivia a invocar testemunhas de que havia realizado, em Rodes, um salto prodigioso que sua constituição física por si já o desmentia, Serra também não pode provar o que diz que fez e vai fazer. E se pudesse, dessa incumbência está desobrigado. Seu governo, em São Paulo, é a prova mais eloqüente do que é capaz de promoter e não cumprir.


* FRANCISCO JOSÉ SOARES TEIXEIRA é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará; é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, permanente da Universidade Federal do Ceará e titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Email: acopyara@uol.com.br

Anúncios

26 comentários sobre “Eleições 2010: antes, a tragédia; agora, a farsa

  1. Impressiona o quanto há gente preconceituosa lendo o Blog…

    Uma afirma que os dois governos são “idênticos”…

    Putz… seria mais barato então fazer igual o PMDB, se aliar ao adversário e pronto… algumas dezenas de milhões de reais economizados na campanha…

    O pior é que se esquecem da máxima GRAMSCIANA que afirma que a melhor maneira de enxergar entre direita e esquerda num cenário aparentemente confuso, SEMPRE é olhar CONTRA QUEM se volta a imprensa, segundo gramsci “o melhor e mais organizado partido da burguesia”…

    Aprendizes de marxistas, isto é o que temos aqui entre os leitores…

    Simplesmente fingem ignorar o que a faxineira aqui da Universidade me disse na semana passada: “alguma diferença tem entre os dois pra Globo e a Revista Veja meterem tanto o pau na Dilma assim”…

    Vamos militar mais minha gente!

    Dilma Lá, pro Brasil seguir mudando!

  2. Será que você consegue falar um pouco sobre a divida interna que aumentou e externa que Lula não pagou? Não acha que falando essas “coisas”, está substimando nossa inteligência?
    Grey

  3. Quero saber de onde esse pessoal tira que Marilena Chauí é filósofa.
    Que eu saiba um filósofo tem idéias originais e publicações originais, onde estão as dela?

  4. Professor, pra ser francamente sincero não creio em nenhum desses candidatos, um é o espelho do outro, no estado do Pará estamos vivendo o mesmo dilema, só decepções…

  5. Teixeira:

    Infelizmente, a maior parte de seus comentaristas acredita da neutralidade da ciência (sic!). E pior de uma ciência sub-desenvolvida. Concordo com você, mas o pior não é o que ele fala, mas o que ele fez em São Paulo. No fim da administração dele, eu visitei uma escola pública e questionando com a qualidade de ensino daquela escola e ao pedir para visitar a sua biblioteca e o laboratório de informática da mesma, a diretora não me atendeu e disse para mim se os alunos que sairem dali conhecerem bem a tabuada era um grande negócio (sic!). Essa era uma escola na cidade de São Paulo.

    Talvez você não lembre mais de mim. Eu produzi um trabalho sobre uma proposta de reforma das negociações coletivas para o antigo SINE/CE. Hoje desenvolvo pesquisas sobre economia do meio ambiente e avaliações de política ambiental e estou terminando um mestrado na UnB sobre Política e Gestão ambiental.

    Abraços.

    José Maria Reganhan

  6. Este cidadão é um doutor? Esta é uma prova que doutorado não dá inteligência a uma pessoa. Negar o sucesso do plano real é muita burrice. Acha que não sabemos da história do Brasil pré e pós Plano Real. Graças ao Plano Real a miséria começou a diminuir no Brasil. Este cidadão vive na primeira metade do séc. XX quando a mentira do comunismo não havia sido revelada.

  7. É lamentavel a opinião de certos compatriotas que na defesa de um nome ou uma legenda opta por ofender os seus conterraneos; diminuindos e desqualificandos a ponto de parecer nao ser brasileira ou de nao querer ser, ou ser por nao ter opçao; odiando os pais por tal nacionalidade, apegando-se a uma ou outra situaçao que lhe pareça superior para esconder a vergonha de sua cidadania – tipo sou brasileiro mas nao do nordeste. tipico de quem adora tudo que é importado, mesmo que seja do Paraguaio, adora fala ingles, mesmo sem saber, adora musica estrageiramesmo sem saber o teor da letra.
    Professor obrigado por me refrescar a memória e contribuir para o enriquecimento do meu conhecimento.

  8. Caro Doutor,

    Primeiro Marx e Marcuse, de economia nada entendiam.
    É melhor o senhor consultar Von Mises no que se trata de economia.

    Segundo, chamar de tragédia o plano real é muita falta de conhecimento no assunto.
    Foi esse plano que fez com que o brasileiro tivesse equilíbrio em suas economias novamente, claro que com um poderde compra inferior a décade de sessenta, por exemplo.
    Saiba o senhor que inflação é fomentada por um governo incompetente.

    Outra coisa, graças ao plano real o Lula vem surfando em uma economia mais equilibrada e dando dinheiro a rodo a banqueiros internacionais!!!

    Cade o socialismo que o senhor acredita?
    No Lula e muito menos na Dilma é que não está!

    Saudações!

  9. Lamentável que você se utilize de Karl Marx para montar falacias a partir falsas premissas. Qualquer pessoa tem todo o direito de não concordar com qualquer posição politica. É necessário, contudo, que se respeite as pessoas. Refiro-me ao argumentum ad hominem que se utiliza para tentar destruir seu adversário ideológico. Se não sabe o que é isso, vou explicar. É uma forte arma retórica, sem qualquer base lógica. Não defendo Serra, mas sua atitude tem sérios comprometimentos éticos. Defenda ideias, mas não precisa aniquilar pessoas.

  10. Gostei do que Roselane escreveu, fico pasma de vê pessoas instruídas discutindo as diferenças entre seis e meia dúzia. A essência das duas candidaturas não é a mesma ? Por que tanta lenga lenga em relação a cereja dos bolos? Estão querendo enganar a quem? Provavelmente calar as suas próprias consciências, o medo de abandonar a cômoda posição já assumida lá atrás e ter que admitir que seus sonhos não passaram de sonhos. Um dia teremos uma formação mais crítica e deixaremos de ser gados.

  11. Meus Deus!!!! “Isso” é um doutor? Ele não consegue ler a realidade com isenção e nem mesmo dizer a verdade? E ainda por cima “milita” da área da educação, multiplicando a sua ignorância e maquiando a sua canalhice.
    Dá pra entender a miséria cearense.

  12. Se a política neo-liberal é tão criticada, por quê o governo atual permaneceu seguindo prati-
    camente a mesma linha, engordando Bancos, multinacionais, financeiras, e tornando-se um
    dos países com maior carga de impostos do mundo?

  13. Grata Professor Francisco pelo seu preciso pronunciamento; – lembremos também as sábias palavras daquela que nos deixou a riqueza de suas obras: O mentiroso, ao contrário, não carece de uma acomodação equívoca semelhante para aparecer no palco político; ele tem a grande vantagem de estar sempre, por assim dizer, em meio a ele. Ele é um ator por natureza; ele diz o que não é por desejar que as coisas sejam diferentes daquilo que são – isto é, ele quer transformar o mundo. Ele tira partido da inegável afinidade de nossa capacidade de ação, de transformar a realidade, com a misteriosa faculdade que nos capacita a dizer “O sol brilha” quando chove a cântaros (ARENDT, 1972, p. 309-310).

  14. QUE DOUTOR E ESSE ,TINHA QUE SER DO CEARA,ONDE A QUESTAO POBREZA RETARDA NOSSO BRASIL,ONDE ACOSTUMARAM COM O BOLSA FAMILIA E NAO ACEITAM MUDAR ISSO,EMPREGO NAO FALTA NESSE BRASIL,E MUITO FACIL CRITICAR E LAMENTAR,FUI DE MUITOS GOVERNOS,CRIADA SEM PAI,ESTUDEI E TRABALHEI SEM NUNCA PRECISAR DE BOLSA ALGUMA DE GOVERNO,NAO DEI DESCULPA EM NADA EM MINHA VIDA ,FUI A LUTA SEM RECLAMAR,NUNCA ESTUDEI EM ESOLA PARTICULAR,SOUBE ME SAIR EM TODAS OS TIPOS DE GOVERNO QUE ENTROU E SAIU SEM PRECISAR DAR DESCULPA,ONDE SE PODIA COM DIGNIDADE TRABALGHAR COM 12 ANOS,CARTEIRA ASSINADA,VEM UM DESLAVADO COM APOSENTADORIA POR CAUSA DE UM DEDO,GANHANDO 4.500.00 DA ESSE BOLSA MISSERIA AO POVO E ESTA TUDO BEM,BAIXA OS IMPOSTO QUE E O MAIS ALTO DO MUNDO E GERA EMPREGO,MAS O POVO DO NORDESTE NAO QUER TRABALHO,ISSO EU CONCLUI COM UM PASSEIO NESTE LUGAR MARAVILHOSO,ONDE UM TAXISTA DISSE ,AQUI PODIA SER MELHOR SE NAO FOSSE POR ESSA GENTE,ACEITA O BOLSA TUDO,COM TANTAS OPORTUNIDADE DE GANHAR DINHEIRO AQUI TEM,FIQUEI HORRORIZADA COM O COMENTARIO, E FICA AQUI MINHA INDIGNAÇAO COM ESSE DOUTOR NAO SEI DO QUE,APRENDA GENTE,TRABALHAR SIM E O QUE O BRASILEIRO PRECISA,NAO DE DESCULPA QUE SERRA OU DILMA VAI SER ISSO OU AQUILO,SEJA QUEM FOR PRECISA ACABAR COM ESSA ESMOLA E GERAR EMPREGO,SAUDE PUBLICA MELHOR,EDUCAÇAO

  15. Acho que a comparação é descabida. Devemos criticar as idéias Neo-liberais do PSDB, das quais não sou adepto. Criticar e ofender pessoas é um retrocesso. Os partidos são importantes e necessário para a democracia. Idéias contrárias fazem parte do jogo democrático. Tolerar os contrários, significa governar também para os que pensam diferente. Na França o que ocorreu, foi um sobrinho repetindo a façanha do tio, com o golpe de estado. Aqui é uma disputa democrática pelo poder. Disputa pelo voto. O Senhor Serra tem todo o direito de seguir a política neo – liberal de seu partido. E nós todo o direito de impedir pelo voto e pacificamente que ele se eleja.

  16. Talvez o problema não esteja na memória curta dos brasileiros, e sim, na total falta de informação e conhecimento do que acontece dentro dos gabinetes…e o quanto as ações de alguns governantes e sua bancada interferem não só no país, mas em nossas vidas. Por esse motivo, voltam tempos depois com suas falácias…O que vale é o senso comum, infelizmente.

  17. vou repassar para todos os meus amigos e divulgar quem realmente é o serra.Obrigado Doutor. O povo brasileiro precisa muito de pessoas que ajudem a conscientizar e demogratizar o nosso pais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s