Valério Arcary: O Brasil vive uma onda conservadora?

Anúncios

2 comentários sobre “Valério Arcary: O Brasil vive uma onda conservadora?

  1. Um comentário post-festum em 13 de maio de 2017, 4 anos depois, numa data histórica esquecida – a da Abolição da Escravatura – não tem o valor de um comentário a quente nem pode refletir o que poderia ter comentado à época, mas, agora, me parece claro que o golpe que Valério Arcary insistia em refutar mais do vir à tona e ser efetivado permanece firme e inabalável no seu curso golpista. Aqueles da esquerda para os quais ele insistia em dizer que não havia nenhum golpe em curso estavam certos. Quem eram eles?! A partir de que posição na esquerda eles avaliavam a existência de um golpe em curso?! Gostaria de saber quem eram eles, porque, hoje, aqui e agora, me parece claro que eles estavam mais antenados com o que estava ocorrendo efetivamente no movimento real do que o Valério Arcary supunha ocorrer.

    Em todo caso, um comentário a posteriori não retira de modo algum o valor da intervenção no calor dos acontecimentos de Valério Arcary, mas também não pode negar que este mesmo calor dos acontecimentos não permitiu que Valério Arcary percebesse que sua avaliação subestimava o golpe que ele achava ser uma superestimação de parte daqueles da esquerda que estavam, então, estimando efetiva e realmente o que estava acontecendo e não subestimando nem superestimando.

  2. Valério Arcary faz uma excelente análise das manifestações de rua e do momento político por que passa a sociedade brasileira. O problema é que os governantes, cada um a sua maneira, aderiram ao neoliberalismo e a lógica destrutiva do capital. Como dizia Karl Liebknecht, patrono da juventude socialista: “os trabalhadores são o combustível; a juventude é a chama da revolução”. Valeu Valério, pela lucidez e objetividade revolucionárias. Saudações revolucionárias! Prof. José Soares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s