Memória não minha

REGINA ABU-JAMRA MACHADO*

Caetaninha ou Melão de São Caetano, «a hera das nossas ruínas». Monteiro Lobato.
Caetaninha ou Melão de São Caetano, «a hera das nossas ruínas». Monteiro Lobato.

Memória tão curta, só eu e meus pais.
Só eu e meus filhos, não vai mais além.
Não vai mais à frente, não volta pra trás.
Uma avó sem histórias, só ouve, não conta,
cansou de criança, cansou de lidar,
cansou de falar, de tanto parir.
Só ouve, não fala, sonhar nem pensar.

Das minas de outrora, outra avó me sorriu,
acolheu a menina, vestiu de princesa.
Me fez um vestido de flor trepadeira,
Caetaninha dourada, pingentes vermelhos,
Piscando em vestido de conto de fadas.
E eu enfeitada, sorrindo catita,
Menina bonita e santificada.

Memória era longa, aquela das minas,
da cidade barrenta, a casa e os primos.
Os contos, as vozes tão bem educadas,
caipiras longevos, nobrezas de outrora,
avó pobrezinha, lutando sozinha.
Do ouro de outrora, nem bem funcionária.

Caetaninha ou Melão de São Caetano, «a hera das nossas ruínas». Monteiro Lobato.
Caetaninha ou Melão de São Caetano, «a hera das nossas ruínas». Monteiro Lobato.

Nas mãos só guardou o saber, o rezar
De contar já cansou, só tem para dar
nas mãos o saber de presépios e flores,
paisagens e grutas moldadas com cola,
papel, vidro picado, tudo aproveitado,
transformando tempo, refazendo
paisagem resumo condensando história.

Das vastidões, plantações, melaça e cachaça,
um vestido verde de folhas e galhos,
de ouro caetano, rubis molhadinhos…
Do fundo infinito, fazendas perdidas,
do ouro, do jogo, do vinho de missa,
restou a partilha, o sorriso, o presente,
tão curto, uma ordem, viver é premente.

machado* REGINA ABU-JAMRA MACHADO vive fora do Brasil há muitos anos. Pesquisadora de literatura brasileira, interessada sobretudo em ficção do século XIX, mas também nas vozes atuais da prosa e da poesia.

Deixe um comentário

