ENSAIOS SOBRE CINEMA

Alexander Martins Vianna (UFRRJ)

Filme e materialidade textual

Homem-Aranha Christus

Gênero, raça e religião em Hancock

Superman: da necessidade do Redentor (Parte I)

Superman: da necessidade do Redentor (Parte II)

Superman: da necessidade do Redentor (Parte III)

Superman: da necessidade do Redentor (Parte IV)

Superman: da necessidade do Redentor (Parte V)

História cultural, cinema e materialidade: ponderações sobre pesquisa com/sem filmes

Eisenstein e o Cinema Soviético (I)

Eisenstein e o Cinema Soviético (II)

Eisenstein e o Cinema Soviético (III)

Eisenstein e o Cinema Soviético (IV)

“A pele que habito” e a dupla subversão de gênero

‘Crash’ e o Conto de Natal

A função crítica do drama burguês e da tópica das vidas paralelas no filme “O Menino do Pijama Listrado”

‘Colors’, o gênero policial e a crítica distópica

“E.T., o Extraterrestre”: figurações de Cristo e antifundamentalismo cristão

A força do documentário “Estamira”

Alexandre Blankl Batista (UFRGS)

A Montanha Mágica de Thomas Mann e de Hans Geissendörfer

 

Alexandre Busko Valim (UFSC)

O dogmatismo de Dogville

 

gomes-andersonAnderson Gomes

“Novos truques pra um cão velho”: um 007 para os novos tempos em Skyfall

“As aventuras de Pi”: fé na ficção e os limites da narrativa

André Lux

Rebeldes sem causa

 

Antonio Ozaí da Silva (DCS/UEM)

Cinema na Periferia, Cinema da Periferia

Reflexões de um cinéfilo

O Pecado da Carne

Um método perigoso

Biografias de Rosa Luxemburgo

Temos o direito de doutrinar as crianças?

Deus nos livre dos seus seguidores!

A solidão em tempos modernos!

O riso dos outros: o humor tem limites?

Olhares interpretativos sobre o filme “Adeus Lenin”

O direito à morte!

Aristóteles Berino (UFRRJ)

Acende a luz: iluminuras do estar-junto no cinema e entre amigos

Quem quer ser um milionário? Um olhar do cinema às alternativas dos cotidianos no aprender

Nenhum a menos: tornar-se professora – Uma pedagogia dentrofora da escola

Diogo Carvalho (UFBA)

Cinema soviético antinazista da II Guerra Mundial: o caso de “Ela lutou pela Pátria”

Eloésio Paulo (Universidade Federal de Alfenas – MG)

Não há poesia em Poesia

 

Fábio Viana Ribeiro (DCS/UEM)

Na mira do inimigo

O Grupo Baader Meinhof

Um filme para sociólogos

A morte de uma cidade

Ponette

Bom dia, noite

Adivinhe quem vem para jantar?

Bullitt

O cinema que não ousa dizer seu nome

Homens e deuses

Entre dois mundos

Mais forte que a vingança

Anna, dos seis aos dezoito

O tesouro de seu coração

Stalingrado

Amor

Estranhos no Paraíso

A vida dos outros

Rastros de ódio

O vazio da vida

O último trem de Gun Hill

Curvas da vida

Diário de um pároco de aldeia

Chevolution

Spitfire Grill

Um filme encantador

wellenHenrique Wellen (UFRJ)

Mephisto, ensaio sobre arte e alienação

Melancolia, Lars von Trier e a humanidade à beira do abismo

Rota Irlandesa, a crítica de Ken Loach ao imperialismo contemporâneo

NO, propaganda e luta política no Chile de Pinochet

“O Leitor” e a crítica da racionalização da irracionalidade

Deus da carnificina e a sociedade brutalizada

wellen-herickaHéricka Wellen (UNIRIO)

A lula e a baleia: sobre separações humanas e distanciamento social

Muito além do sonho americano, ensaio sobre o filme “Foi apenas um sonho”

A descoberta do humano “Na natureza Selvagem”

guimaraesJosé Eugenio Guimarães

A distopia de Truffaut adaptada de Bradbury: livros ardem a 451 graus Fahrenheit!

 

Raymundo de Lima (DFE/UEM)

“Escola da desordem”

Boneca inflável, o filme

Ricardo Oliveira de Freitas (UFRJ)

Uma Avenida chamada Brasília Formosa

A cidade no cinema

SLAVOJ ŽIŽEK

Coriolano, nosso contemporâneo

 

Ubiracy de Souza Braga (UECE)

Le Dernier Tango à Paris faz 40 anos

Prolegômenos sobre arte, técnica e cinema em Walter Benjamin

Charles Chaplin, a Modernidade e a Sétima Arte em sua progênie

12 Anos de Escravidão: o foco das lentes

banderaVinicius Bandera

Pather Panchali, de Satyajit Ray: um exercício de estética da fome na cinematografia indiana

 

wagnerWagner Cândido (Professor de História e Cinéfilo)

Líbano

 

Zuleika de Paula Bueno (DCS/UEM)

Memórias e sonhos de uma geração

Muito antes de High School Musical

O cinema também é feito de música, cantores e partituras

Nunca mais super-heróis

Um comentário sobre “ENSAIOS SOBRE CINEMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s