O Vocabulário Bourdieu

WALTER PRAXEDES

RESENHA
CATANI, Afrânio Mendes; NOGUEIRA, Maria Alice; HEY, Ana Paula; MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de. (Organização). O Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017 (400 p.)

Os estudiosos das humanidades agora têm à sua disposição o Vocabulário Bourdieu: uma grande síntese do pensamento e da trajetória do sociólogo francês Pierre Bourdieu, publicado pela Autêntica Editora, de Belo Horizonte.

Os textos que constam no Vocabulário Bourdieu são apresentados na forma de verbetes temáticos elaborados por diferentes autores, interpretando e comentando a respeito das noções centrais de uma das teorias mais influentes nas pesquisas acadêmicas das ciências sociais das últimas décadas.

Mas a obra não trata apenas dos conceitos bourdieusianos mais difundidos como habitus, campo, prática, poder e violência simbólicos, capital cultural, dominação masculina etc. Apresenta também verbetes informativos sobre a trajetória de Bourdieu, livros publicados, além de abordar autores e noções científicas e filosóficas que contribuíram para a formação do sociólogo.

A partir da leitura dos verbetes podemos conhecer um pouco melhor o processo de construção do referencial teórico das pesquisas realizadas pelo sociólogo francês desde finais da década de 1950, na Argélia, até o último curso sobre a sociologia da ciência que lecionou no Collège de France, em 2001, antes de se aposentar e falecer, em janeiro de 2002.

Os diferentes verbetes estão bem articulados entre si e se complementam para formar uma visão de conjunto sobre o pensamento, as pesquisas, a ação educativa, as iniciativas editoriais e as intervenções políticas de Bourdieu.

Alguns verbetes tem um estilo mais descritivo e informativo. Outros são mais densos, apresentando um estilo de escrita que segue de perto o estilo e a linguagem do próprio Bourdieu, o que pode ser benéfico tanto em razão da fidelidade dos textos do Vocabulário ao pensamento do mestre, como também por exigir uma maior concentração por parte dos leitores. Por outro lado, tal característica pode também dificultar a decodificação e a recepção dos verbetes pelos leitores que não tenham estudado de forma orientada a obra de Bourdieu, por exemplo, em uma disciplina escolar.

O Vocabulário Bourdieu representa, ainda, a celebração de um encontro de diferentes gerações de pesquisadores espalhados por vários países, alguns contemporâneos de Bourdieu como amigos, parceiros acadêmicos e ex-alunos, e outros mais jovens, com a maior parte da carreira acadêmica pela frente, mas todos compartilhando a inspiração na trajetória e nos conceitos criados pelo mestre para a realização de suas próprias pesquisas.

Podemos imaginar que Bourdieu se sentiria gratificado por ter contribuído para a formação de tantos pesquisadores ao redor do mundo.

Temos que agradecer e parabenizar os professores Afrânio Mendes Catani, Maria Alice Nogueira, Ana Paula Hey e Cristina de Medeiros pelo empenho e competência na elaboração e na articulação dos textos e autores que fazem desse Vocabulário Bourdieu um trabalho que sintetiza e divulga um pensamento teórico consistente, crítico, reflexivo e engajado politicamente contra todas as formas de hierarquias sociais e em defesa da igualdade, como é a obra de Pierre Bourdieu.

*  WALTER LÚCIO DE ALENCAR PRAXEDES é Doutor em Educação (USP), Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e autor de A educação reflexiva na teoria social de Pierre Bourdieu (São Paulo, Edições Loyola, 2015) entre outras obras e artigos publicados. Blog: https://walterpraxedes.wordpress.com/

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s