O Estado Oligárquico de Direito – Sobre o golpe de estado tosco e primário

safatleVLADIMIR SAFATLE*

Neste exato momento, a população brasileira vê, atônita, a preparação de um golpe de estado tosco, primário e farsesco. Alguém poderia contar a história da seguinte forma: em uma república da América Latina, o vice-presidente, uma figura acostumada às sombras dos bastidores, conspira abertamente para tomar o cargo da presidente a fim de montar um novo governo com próceres da oposição que há mais de uma década não conseguem ganhar uma eleição. Como tais luminares oposicionistas da administração pública se veem como dotados de um direito divino e eterno de governar as terras da nossa república, para eles, “ganhar eleições” é um expediente desnecessário e supérfluo.

O vice tem como seu maior aliado o presidente da Câmara: um chantagista barato acostumado, quando pego em suas mentiras e casos de corrupção, a contar histórias grotescas de fortunas feitas com vendas de carne para a África e contas na Suíça com dinheiro depositado sem que se saiba a origem. Ele comanda uma Câmara que funciona como sala de reunião de oligarcas eleitos em eleições eivadas de dinheiro de grandes empresas e tem ainda o beneplácito de setores importantes da imprensa que costumam contar a história do comunismo a espreita e do bolivarianismo rompante para distrair parte da população e alimentá-la com uma cota semanal de paranoia. O nome de sua empresa diz tudo a respeito do personagem: “Jesus.com”.

O golpe ganha um ritmo irreversível enquanto a presidenta afunda em suas manobras palacianas estéreis e nos incontáveis casos de corrupção de seu governo. Ela havia dado os anéis para conservar os dedos; depois deu os dedos para guardar os braços. Mais a frente, lá foram os braços para preservar o corpo, o corpo para guardar a alma e, por fim, descobriu-se que não havia mais alma alguma. Reduzida à condição de um holograma de si mesma e incapaz de mobilizar o povo que um dia acreditou em suas promessas, sua queda era, na verdade, uma segunda queda. Ela já tinha sido objeto de um golpe que tomou seu governo e a reduziu à peça decorativa. Agora, nem a decoração restou.

Bem, este romance histórico ruim e eternamente repetido parece ser a história do fim da Nova República brasileira. Que ela termine com um golpe de estado primário, fruto de um pedido de impeachment feito em cima da denúncia de “manobras fiscais” em um país no qual o orçamento é uma ficção assumida por todos, isto diz muito a respeito do que a Nova República realmente foi. Incapaz de criar uma democracia real por meio do aprofundamento da participação popular nos processos decisórios do Estado e equilibrando-se na gestão do atraso e do fisiologismo, ela acabou por ser engolida por aquilo que tentou gerir. Para justificar o impeachment, alguns são mais honestos e afirmam que um governo inepto deveria ser afastado. É verdade, só me pergunto por que então conservar Alckmin, Richa, Pezão e cia.

O fato é que, no lugar da Nova República, o Brasil depois do golpe assumirá, de vez, sua feição de Estado Oligárquico de Direito. Um estado governado por uma oligarquia que, como na República velha, transformou as eleições em uma pantomima vazia. Uma oligarquia que já mostrou seu projeto: uma política de austeridade que não temerá privatizar escolas (como já está sendo feita em Goiás), retirar o caráter público dos serviços de saúde, destruir o que resta dos direitos trabalhistas por meio da ampliação da terceirização e organizar a economia segundo os interesses não mais da elite cafeeira, mas da elite financeira.

Mas como a população brasileira descobriu o caminho das ruas (haja vista as ocupações dos estudantes paulistas), enganam-se aqueles que acreditam poder impor ao país os princípios de uma “unidade de pacificação”. Contem com um aumento exponencial das revoltas contra as políticas de um governo que será, para boa parte da população, ilegítimo e ilegal. Mas como já estamos dotados de leis antiterroristas e novas peças de aparato repressivo, preparem-se para um Estado policial, feito em cima de leis aprovadas, vejam só vocês, por um “governo de esquerda”. Faz parte do comportamento oligarca este recurso constante à violência policial e ao arbítrio para impor sua vontade. Ele será a tônica na era que parece se iniciar agora. Contra ela, podemos nos preparar para a guerra ou agir de forma a parar de vez com este romance ruim.

* VLADIMIR SAFATLE é filósofo e professor da USP.
Fonte: Folha de S. Paulo, 11.12.2015.

Anúncios

14 comentários sobre “O Estado Oligárquico de Direito – Sobre o golpe de estado tosco e primário

  1. A segunda resposta do Francisco Bendl é (muito) melhor do que próprio texto! Resume didaticamente o atual quadro de horrores que o país vive; sugerindo algumas das causas e consequências (por exemplo, o fato de que a desigualdade voltou a crescer, a lenda de que “só a universidade salva”, etc). Meus cumprimentos!

    Apenas acrescentaria uma observação. Pergunto-me como é possível que tantos acreditem nesse argumento de que “o que acontece é que as elites não suportam ver os pobres viajando de avião, estudando na universidade, etc”.

    Que elite?! Se fora a elite mesmo, essa está feliz da vida, com seus negócios prosperando como nunca por força das diversas parcerias feitas com o PT. Se o Lula fosse uma figura como o Mujica, do Uruguai, quem sabe essa estória pra boi dormir ainda colasse. Mas, como se sabe, não é o caso, nem ele próprio esconde de ninguém seu gosto pela riqueza e seu apreço por boas e rentáveis amizades (ver, para isso, o ótimo artigo de Ruy Castro “Amigos, amigos”).

    Se, por acaso as elites não forem estas, mas sim a classe média, sinto dizer, uma pesquisa de opinião pública poderia facilmente demonstrar que essa bobagem de “classe média ressentida” é fantasia e oportunismo de um ex presidente irresponsável, que ao invés de tentar unir o país num momento tão grave, cuida de espalhar o desentendimento.

  2. Prezado Júlio César,
    Respeitosamente, mas quem não pensa na Pátria e povo são os que fecham os olhos à corrupção, desonestidade, imoralidade e total falta de ética do PT, e querem manter no poder esse modelo deplorável e deletério de “administração”.
    O teu discurso de paridade social é uma falácia, a começar que a distância entre ricos e pobres no Brasil AUMENTOU, e não diminuiu.
    Quanto à faculdade que ora possibilita cotas raciais – um erro clamoroso -, NÃO RESIDE NAS UNIVERSIDADES OS NOSSOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS, ledo engano.
    O povo brasileiro analfabeto absoluto e funcional, registrando enorme percentual neste particular, justamente não consegue entrar na faculdade porque o Ensino Fundamental é caótico, sem qualquer atenção por parte de nossos governantes, resultando que não é somente o negro que tem dificuldade de chegar ao Terceiro Grau, mas brancos, pardos, vermelhos, amarelos, mamelucos, cafuzos, sararás, mestiços … TODOS AQUELES QUE PERTENCEM ÀS CATEGORIAIS SOCIAIS MAIS CARENTES, independentes de suas etnias!
    Observa o Bolsa Família, onde seus erros graves podem ser apontados na falta de uma contrapartida dos beneficiados pela esmola mensal recebida a cada mês.
    Contabilizados mais de 30 milhões de brasileiros que recebem o auxílio e que não teriam condições sequer de comprar gêneros alimentícios mesmo os básicos à alimentação – neste particular os meus elogios -, NÃO SÃO INCENTIVADOS para que deixem gradativamente esta ajuda quando encontram trabalho ou se retornam ou partem para estudar – neste aspecto as minhas críticas mais veementes!
    Evidentemente que os filhos dessas famílias registradas no Bolsa Família também terão sérias e quase impossíveis dificuldades de sobrepujar com um ensino deficiente, e sem as menores condições de possibilitar aprovação em vestibulares.
    De uma forma insidiosa, este desgoverno inventa um débito com os negros do passado – como se com os atuais não houvesse compromisso e não somente com o negro, mas para com A CIDADANIA BRASILEIRA EM GERAL – e alcança para aqueles que concluíram o Ensino Médio uma vaga na Faculdade escolhida, em detrimento dos demais jovens brasileiros que lutaram para concluir a segunda etapa em seus estudos.
    Ora, definitivamente não se corrige uma injustiça clamorosa, indubitavelmente, com outras.
    Caso o PT quisesse mesmo contribuir com a Educação em nível nacional, e com toda a sua população, DEVERIA COMEÇAR EM DAR ATENÇÃO AO ENSINO FUNDAMENTAL, a base, o alicerce de cursos superiores de sucesso para aqueles que investem em aprimoramentos pessoais.
    Comprova o que digo, uma entrevista de Fernanda Torres, quando questionada a respeito do futuro de seus filhos.
    Indagada sobre qual seria o seu maior desejo, a célebre atriz respondeu:
    – A minha família tem um problema. Nenhum de nós – pai, mãe (famosos), irmão, cursamos uma faculdade, e espero que meus filhos mudem essa trajetória nada positiva, respondeu.
    Ora, a carreira brilhante desses atores nacionais, Fernanda filha, Fernanda mãe e Fernando pai, se deu graças aos ensinos fundamentais e médios, afora talento e vocação, óbvio, mas para alguém ter sucesso na sua vida o Ensino Superior não é uma condição sine qua non, e não estou desvalorizando a Universidade, ao contrário, pois o próprio depoimento da atriz revela esta necessidade de terceiro grau porém, muito antes, o básico, o fundamental, EXATAMENTE O CALCANHAR DE AQUILES BRASILEIRO SOBRE SEUS ALTOS ÍNDICES DE ANALFABETISMO ABSOLUTO E FUNCIONAL!
    Mais a mais, a inflação atual coloca nas filas de desempregados justamente as pessoas que citaste, a parcela da população mais pobre, as classes sociais mais carentes, os serventes, os cobradores de ônibus, os auxiliares gerais, as empregadas domésticas, que possuem mal ou incompleto o Ensino Fundamental, o analfabeto funcional, que lê mas não entende o texto, que somente assina o nome.
    Não se constrói obra alguma pelo telhado, mas através do alicerce, os FUNDAMENTOS.
    O PT quis vitrine, publicidade, cooptar votos de uma etnia sabidamente credora não só do Brasil, mas da maioria dos países desse mundo de Deus!
    Tivesse a sua atenção de fato destinada aos negros brasileiros, TRATARIA ANTES DE QUALQUER MEDIDA, o saneamento básico, esgotos, água encanada, nas comunidades pobres onde residem, incluindo outras etnias, claro.
    Paralelamente a essas metas, escolas em tempo integral, tirando das ruas as crianças à mercê do tráfico de drogas e armas!
    Aliás, acredito que concordarias comigo, que a violência atualmente no Brasil é a nossa situação mais grave, muito mais que a economia em queda.
    País que se preze, governo que se preocupa com a população, que tu te enganas neste aspecto com o PT, JAMAIS PERMITIRIA NAS RUAS DAS GRANDES CIDADES AS CRACOLÂNDIAS, atestado absoluto de incapacidade governamental e descaso com o povo, EXATAMENTE o que ele tem de mais valioso, A SUA VIDA, jogada fora por não ter assistência adequada à sua saúde, enquanto o governo é perdulário, irresponsável, corrupto, desonesto, imoral e antiético!
    E queres mantê-lo no poder?!
    Por favor, pensa com mais critério sobre o artigo do professor Safatle, e com relação à tua admiração por Dilma, com BASE nos roubos e assaltos ao erário e estatais praticados pelos petistas, incluindo os fundos de pensão, e consideras que tem sido nas gestões de Lula e Dilma, simplesmente a era de ouro dos … bancos, da elite mais perniciosa e nefasta que temos, que seguem ganhando fortunas extraordinárias mediante juros extorsivos, agiotagem explícita, e uma carga tributária insuportável, que NOS OBRIGA A TRABALHAR MAIS DE CINCO MESES POR ANO PARA ESTE GOVERNO EXPLORADOR E TRAIDOR DO POVO E NAÇÃO BRASILEIRA!
    Um abraço.
    Saúde e Paz!

  3. A presidenta foi eleita com mais de 52% dos votos de grande parcela da população, por pessoas que até então “não eram” assistidas. O que esta em jogo no cenário político brasileiro grosso modo, são os interesses de uma pequena classe que sempre foram privilegiados e não admitem vê seus interesses não sendo atendidos.
    O atual governo tem sim deixado de merecer e qual governo não tem suas sujeiras? O que é uma vergonha para todos nós brasileiros. Os comentários acima citados tem seus fundamentos, porém o que vejo na maioria deles, são posicionamentos partidários de pessoas que não estão preocupadas com a pátria, bem como com os brasileiros e sim com seus interesses.
    Olhem, algumas décadas atras, quase todas as universidades públicas do Brasil aqui em questão, não se via quase nenhuma pessoa negra. Há no Brasil uma segregação maquiada de país democrático e, foi no atual governo que este cenário vem sendo mudando, com mais pessoas negras ocupando um espaço antes lhes negado.
    Quem são as pessoas que estão indo as ruas pedirem a saída da presidenta? Parem pessoal e reflitam muita coisa no governo brasileiro precisa mudar, porém não podemos generalizar e esquecer o que o atual governo vem fazendo por uma grande parcela da população historicamente marginaliza e “sobre os pés” de uma classe privilegiada, que não admite ver seus filhos dividindo o mesmo espaço que o filhos da sua empregada, motorista e outros. O que esta em jogo no cenário político brasileiro são os interesses de uma classe que não aceita vê seus privilégios sendo atendidos.
    Parabéns Vladimir Safatle, por suas colocações. Conhecereis a história da segregação social brasileira e a história do Brasil, vos libertará.

  4. Quem vive nas ruas deste Brasil que conhece as pessoas no seu cotidiano sabem que a corrupção nao é somente dos que estão nas lideranças politicas deste País.
    Os politicos são .representantes desse povo, tirem Dilma, tirem Cunha tirem Renan, Tirem quem quiserem.
    o povo continuará elegendo, quem mentir melhor..

  5. Acho que o problema do Brasil está na índole do seu povo. Não existe a decisão individual de querer, com garra, melhorar de vida. Talvez que uma saída para mudar esse panorama seja através da educação. O senador Cristovam Buarque é que tem razão.

  6. Vladimir Safatle! Quando foi que voltaste de Marte?
    O conveniente Esquecimento das alianças do PT com gente da Estirpe de Jader Barbalho, Michel Temer, Eduardo Cunha, Paulo Maluf, Kátia Abreu, Ciro Gomes e esses são os que estão fora da cadeia, devo continuar a lista???
    A presidenta Dilma não é só incompetente é conivente com a corrupção e se isso não for motivo pra afastá-la então por que o PT até pouco tempo atrás, junto com seu movimento chapa branca, Consulta Popular exigiam uma constituinte aonde punham como tema um sistema que permitisse uma consulta a população para revogar o mandado de um presidente, antes do término legal?
    Ainda bem pro PT que isso não existe na Constituição atual não é mesmo???

  7. Definitivamente o povo está mesmo atônito diante do cenário político atual, sobre o qual inúmeros termos ou expressões são veiculadas pela mídia mas que ninguém sabe mesmo o significam. Assim resolvi escrever uma cartilha desse politiquês na tentativa de amenizar esse drama, mesmo entre os mais sabidos.Ficou legal e estou levando à edição esta semana. Coloco o meu email à disposição: zewalter@fatorsh.com.br. Muito bom e esclarecedor o seu texto. Complementa a minha estrofe sobre “O golpe político”.

  8. Aos senhores Hermann e Fábio,
    Alegro-me que eu não esteja sozinho nessas observações quanto à insidiosa forma de os petistas exigirem que a tropa de choque na mídia e Universidades partam em socorro ao bando de bandidos!
    Não há quem não atribua autoridade nas palavras de um professor, então este é o cuidado maior que temos de ter porque independente da função tão admirada, os mestres não são infalíveis, eles erram e, muitas vezes, seus erros não são involuntários, mas propositais!
    Ainda bem que os legítimos brasileiros sabem discernir entre os verdadeiros princípios e valores que devem ser preservados e protegidos, tais como povo e País, e não partidos políticos e partidários/sectários.

  9. Não posso respeitar uma opinião que parte de alguém, que mesmo com o título de professor é incapaz de perceber com a isenção e a crítica necessárias a história recente de nosso país.
    Quando o Senhor, conclama ao final ” preparar para a guerra”, então, toda a sua máscara se revela, como mais um bolchevique patológico e tardio.
    Precisamos de união em torno de idéias que permitam o surgimento de um projeto de nação e para isso a sua aparente intelectualidade deveria estar a serviço.
    Sinto muito por seus alunos. Mas a culpa não é sua apenas, mas também àqueles que permitem que o Senhor o seja.

  10. Terei de fazer minhas quase todas as palavras do Francisco Bendl. De fato o texto do Vladimir Safatle é no mínimo curioso.
    Se entendi, nesse caso então o PT passou anos a fio tentando emplacar golpes de Estado, com aquelas ladainhas de “Fora Sarney”, “Fora FHC”, “Fora Collor”, etc…
    Por 1/10 do que já foi feito até agora, o povo (tenho muitas dúvidas quanto a isso, se foi de fato o povo, mas…) tirou Collor do poder. Se existe alguma coisa errada nessa história, é o quanto está demorando para tirar do poder uma figura tão atrapalhada quanto a atual presidente. Que, possivelmente, nem roubou nem nada, mas acobertou o que quis e o que não quis nos últimos anos. Dá no mesmo.

  11. Republicou isso em luveredase comentado:
    O fato é que, no lugar da Nova República, o Brasil depois do golpe assumirá, de vez, sua feição de Estado Oligárquico de Direito. Um estado governado por uma oligarquia que, como na República velha, transformou as eleições em uma pantomima vazia. Uma oligarquia que já mostrou seu projeto: uma política de austeridade que não temerá privatizar escolas (como já está sendo feita em Goiás), retirar o caráter público dos serviços de saúde, destruir o que resta dos direitos trabalhistas por meio da ampliação da terceirização e organizar a economia segundo os interesses não mais da elite cafeeira, mas da elite financeira.

  12. Do alto da minha ignorância e idade avançada, reconheço que a vida me trará muitas surpresas ainda, lamentavelmente desagradáveis.
    Educado que fui admirando os mestres, respeitando-os, seus ensinamentos foram fundamentais para meu crescimento, que somados aos anos de existência ocasionaram uma pessoa experiente, cônscia de seus deveres, na razão direta admitir ter direitos a reclamar quando violados por terceiros e, principalmente, da parte de quem deveria ser exemplo a ser seguido, nossos governantes, hoje assisto perplexo a defesa de um desgoverno que há muito pratica o verdadeiro GOLPE contra o Brasil e seu povo!

    Faz treze anos que o Estado Tirânico Petista tomou de assalto este País!

    Rouba, manipula, explora, sequestra, mata, aniquila, arrasa, conspurca, macula, ofende, agride, mente, ilude, finge, altera dados econômicos, ignora a Constituição Federal, despreza a Educação, menospreza o povo, entrega-o de bandeja à elite mais perniciosa que temos, os banqueiros, permite e concede para esta casta os juros mais escorchantes existentes no mundo, aposentados deixados de lado, qualquer fundo de pensão com desfalques, aparelhamento do Estado, STF que se transformou em apêndice do Executivo, uma presidente sem autoridade moral, e o professor e filósofo Safatle tem o caradurismo de dizer que o impeachment, MEIO LEGAL DE SE DESTITUIR UM PRESIDENTE NOS MOLDES DE DILMA ROUSSEF, “é golpe de estado tosco e farsesco”!

    Golpe por excelência, e com as provas mencionadas acima, professor – respeitosamente, mas me custa chamá-lo dessa forma -, vem praticando os petistas contra o povo e País!

    Eleição não pode ser admitida como carta branca para desmandos e descalabros como tem praticado o PT, um bando de bandidos que tomou conta do Brasil, e entende que a Nação lhes pertence!

    Basta de criminosos no poder.

    Se o impeachment é um instrumento LEGAL E CONSTANTE NA CONSTITUIÇÃO, que seja acionado para destituir essa excrescência, essa aberração que temos no Planalto, juntamente com seus cúmplices, que estão acabando com o Brasil e aniquilando o povo brasileiro.

    Esse é o legítimo golpe contra a democracia, pois as promessas de campanha iludiram eleitores, e atualmente nos defrontamos com uma crise econômica e política sem precedentes.

    Deploro o tempo que o senhor, professor, se dedicou aos estudos.
    Para isso?!
    Que entende ser mais importante que a população e País um grupelho de criminosos travestido em agremiação política, que implantou a cleptocracia no Brasil?!
    Mandar embora para sua casa – na verdade o correto seria enviá-la para a cadeia – a senhora Dilma Roussef é mais grave que a situação do cidadão brasileiro?!

    Desempregado, tentando conviver com a inflação, que retornou por causa da incompetência da presidente, juros extorsivos, salários sendo corroídos pelo custo do dinheiro e aumentos semanais nos gêneros alimentícios, insumos, tarifas, taxas, constatando a cada dia que passa a crise se agravando sem qualquer perspectiva de melhora e, o senhor, do alto da sua sabedoria, acusar o único RECURSO LEGAL que temos para tentar reerguer a nação como golpe!?

    Não sei a sua idade, mas pela foto o senhor é novo, com bem menos idade que eu, 65.
    Pois, professor, POR INFINITAMENTE MENOS, Jango foi deposto!
    E pesava contra ele apenas acusações que poderíamos ter o comunismo implantado, mais nada.

    E nesse desgoverno?!
    QUE NÃO HÁ CANTO QUE NÃO HAJA CORRUPÇÃO, DESONESTIDADE, IMORALIDADE E FALTA DE ÉTICA?!
    O último escândalo foi ontem, com a famosa Transposição do Rio São Francisco, onde milhões de reais foram desviados.

    Mas o senhor acha mais importante conservar no poder uma devassa, uma mulher permissiva com a podridão, com o que é deletério, imundo, e seu partido composto de traidores da Pátria, entreguistas, que acabar com esta farra de delinquência que assistimos diariamente?!

    Lamento pelos seus alunos, tenho pena dos ensinamentos que as suas falácias e sofismas lhes enchem as cabeças através de ideias que passam ao largo do bem comum, do desenvolvimento desta Nação, do progresso individual e coletivo.

    O senhor está sendo um golpista, e pelo simples fato que aceita os crimes do Estado Tirânico Petista e ainda o quer no poder, mandando, comandando, usando o poder para fins pessoais e partidários, enquanto o povo que se lixe!
    O senhor é um mau brasileiro, não serve como exemplo, aliás, uma das tarefas primordiais de um mestre é ser modelo de conduta, coerência, sensatez, senso crítico e consciência cívica, ausentes no senhor, reitero, mesmo com o pomposo título de filósofo, mais para um simples questionador e incentivador da desordem que deitar cátedra sobre formas de vida e o mistério de nossas existências, de modo a tornar seus alunos mais responsáveis consigo mesmos e com o território onde vivem e convivem com as demais pessoas.

    O senhor quer um Brasil dividido, separado ideologicamente, atrasado neste particular por óbvio, pois deseja num grupelho no poder indefinidamente, que se mantém através de eleições fraudadas, chantagens, coações, amedrontamentos, e tem a petulância de alegar que é golpe retirar esses marginais do poder LEGALMENTE!

    Deploro o seu artigo, lhe confesso, mesmo tendo apenas o Ensino Médio, e obtido o “diploma” aos sessenta anos, portanto há cinco, apenas, que concluí esta etapa.

    Ler palavras que enalteçam o crime, a desordem, a corrupção, desonestidade, imoralidade e falta de ética, e sendo proferidas por um mestre e filósofo, o senhor confirma que o Estado Tirânico Petista deve mesmo ser afastado do poder o quanto antes, tanto pelos bandidos que o compõem quanto pelas mentes que estão a serviço desse movimento político religioso, que endeusa suas personalidades mesmo malignas, que substitui o patriotismo pelo partidarismo e idealismo pela ideologia, que subverte o caráter de jovens para que sejam apátridas e não defensores de seu País!

    O senhor é decepcionante, professor Safatle, e jamais pensei que um dia eu fosse me reportar a um mestre dessa forma, que tristeza!

  13. É O BANDIDO COM SEU BANDITISMO MANDANDO E DESMANDANDO!!
    E O “CIDADÃO” MAIS O “POVO” CÚMPLICE DESSE ESTADO!!

    ESTE ESTADO DE COISA… TEM O CONGRESSO COMO CAUSA INICIAL, COMO CAUSA PRIMEIRA O “CIDADÃO” QUE, SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO É SOMENTE QUEM VOTA. MAS LOGO-LOGO, ASSIM QUE O BANDIDO COM SEU BANDITISMO QUE MANDA E DESMANDA NO CONGRESSO, PORTANTO, NO “POVO”…, ASSUMIR A PRESIDÊNCIA, TODO E QUALQUER TIPO DE CORRUPÇÃO, DE CRIMES, DE CRISES DESAPARECERÁ COMO QUE NUM PASSE DE MÁGICA!!
    TUDO VOLTARÁ À NORMALIDADE FHC-AÉRCIONUS‼
    E O “CIDADÃO” MAIS O “POVO” CÚMPLICE DO BANDITISMO BATEM PALMAS!!
    PORTANTO‼
    BANDIDO E BANDITISMO NA PRESIDÊNCIA, JÁ JÁ‼

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s