Buon “Pranzo di Ferragosto”!

WALTER PRAXEDES*

O filme italiano Pranzo di Ferragosto foi escrito, dirigido e interpretado por Gianni de Gregorio (2008), e inspirado na sua experiência pessoal de filho único que viveu com sua mãe idosa dos 80 aos 90 anos.

O filme ensina, sensibiliza, conforta e diverte ao focalizar dois dias na vida de Gianni e sua mãe, que vivem em um pequeno apartamento em Roma.

Para viajar no feriado, o síndico do edifício, de quem Gianni é devedor de taxas de condomínios atrasados, e o médico da família o convencem a cuidar também de suas mães. O Síndico aproveita a situação e leva junto a sua tia Maria.

(No dia 15 de agosto, data em que se comemora o feriado de Ferragosto – literalmente o dia do repouso de Augusto – e a Assunção de Maria, também se iniciam as férias italianas, segundo a tradição).

O síndico e o médico viajarão de férias, enquanto Gianni terá que ficar em casa para cuidar da mãe idosa, mas também por falta de dinheiro.

O filme mostra a convivência desse pequeno grupo de senhoras idosas e adoentadas. Para comemorar o Ferragosto, as senhoras pedem que Gianni prepare um almoço especial. Antes e durante o almoço a convivência se torna tão afetiva e lúdica que elas não aceitam voltar para as suas casas naquele dia, como estava combinado por seus filhos com Gianni.

No final do filme até coletam 300 euros entre si para dar a Gianni e, assim, convencê-lo a cuidar delas por mais um tempo. Ele, desempregado e sem dinheiro, acaba concordando, apesar do cansaço da noite mal dormida, do excessivo trabalho doméstico sob a sua responsabilidade e da teimosia de suas hóspedes.

Resumi assim a trama do filme, mas as imagens, a música, as situações são muito expressivas e emocionam pela profundidade e pela leveza.

Gosto muito desse filme. Já o vi várias vezes para ouvir a língua italiana falada no cotidiano; para rever as imagens de algumas ruas de Roma em que Gianni passeia na garupa de um motorino – e pelas quais também passei quando estive lá com o meu filho Felipe, em 2013; e, evidente, pela situação de um homem maduro cuidando de idosos com atenção, disponibilidade, paciência e carinho. Aprendi muito o assistindo.

Pranzo de Ferragosto também pode ser interpretado como um contraponto ao clássico filme italiano Il Sorpasso, de 1962, que mostra dois amigos vivendo inúmeras aventuras em pleno feriado de Ferragosto, mas que termina com a morte trágica de um deles, após um acidente de automóvel provocado pela imprudência do amigo que sobrevive.

Talvez a escolha de mostrar um feriado de Ferragosto sendo vivido rotineiramente por Gianni em meio a inúmeras tarefas domésticas, seja uma valorização das necessidades de segurança, convivência, afeto e cuidados sentidas pelos idosos, e que uma vez satisfeitas devem ser celebrados com um agradabilíssimo e divertido almoço como aquele que termina o filme. Buon Ferragosto!

* WALTER PRAXEDES é Cientista Social, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PR).

Anúncios

2 comentários sobre “Buon “Pranzo di Ferragosto”!

  1. Da vontade de assistir a esse filme! Interessante também o paralelo com Il Sorpasso. Se bem me lembro, neste ultimo, a busca frenética de sensaçoes, jamais satisfeita, ja anuncia de certa maneira o desfecho, no ritmo constante do filme. Pra dizer a verdade, para mim era um filme moralista.

    No Pranzo… talvez o prazer partilhado por convivas tao inabituais em cenas alegres, venha justamente ao encontro dos clichês de “belos, ricos e felizes”. E da conexao automatica e obrigatoria entre os três termos.

    Parabéns pela crônica.

    • Cara Regina, seus comentários são sempre gentis. Obrigado. Acho que você está certa em apontar um certo moralismo no filme Il sorpasso, e isso reforça a ideia da valorização da vida dedicada á rotina e ao cuidado da mãe por Gianni, no filme Pranzo di Ferragosto, Um abraço, walter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s